Explanation of the Saint Tridentine Mass Rubrics.

sábado, 20 de janeiro de 2018

Como aumentar o comprimento de um vestido?

Sabe aquele seu vestido que tinha mangas e até mesmo um decote comportado, mas que acabou ficando entocado dentro do guarda-roupa por ser um pouco curto demais? Se você tem algo parecido no seu armário, hoje trago uma alternativa para recuperá-lo e voltar a usá-lo novamente, porém, modesto!
 
Para vestidos muito curtos (no joelho ou acima do joelho – pois são comprimentos que, por não cobrirem o joelho quando você se senta, vão deixar partes de suas pernas expostas), a opção é utilizar tecidos do mesmo tom do vestido, com estampa semelhante (caso ele seja estampado) ou algo que combine, para fazer uma emenda na saia, alongando a barra até o comprimento ideal.
 
Para vestidos curtos (um pouco abaixo do joelho mas não comprido suficientemente para cobri-lo quando você se senta), você pode utilizar pedaços de tecidos ou então bordado inglês, aplicando-os na barra também para que ela chegue ao comprimento ideal.
 
Eu fiz isso no vestido na minha afilhada. Quando ela ficava em pé, o vestidinho cobria os joelhos, mas quando ela se sentava, o vestido não os cobria. Penso que justamente era esse o motivo pelo qual Santo Pio de Pietrelcina recomendava que o comprimento das saias fossem de, no mínimo, 20cm abaixo dos joelhos, justamente para a mulher manter a modéstia e o decoro quando se sentasse. É muito desconcertante ver uma mulher sentada e parte das pernas e coxas aparecendo devido ao comprimento insuficiente da barra. Isso é indecoroso e, com certeza, desagrada sobremaneira a Deus. Tem gente que pode até reclamar do que eu disse até aqui, achando que tudo isso é muito “rígido”,  ou talvez um “absurdo”, porém, como disse Pe. Vilmar, a santidade começa com a água e com o sabão, e quem não faz o mínimo esforço para a agradar mais a Deus também não fará o máximo esforço, isto é certo. Se o comprimento de uma simples peça de roupa se torna motivo para tanta reclamação, o que dirá então dos vícios, pecados e imperfeições que uma alma possui? Quem não consegue fazer o mínimo esforço para mudar algo exterior em si mesmo conseguirá fazer um esforço ainda maior para mudar algo em seu interior?
 
Continuando…
 
É muito fácil aplicar o bordado inglês. Você só vai precisar chulear* as bordas e depois costurar com ponto reto, do lado de dentro da barra que deseja aumentar. Acabei não fazendo o passo-a-passo porque minha câmera descarregou quando comecei a tirar as fotos, e como eu quis aproveitar o dia para terminar o vestido para minha afilhada poder levá-lo para casa no fim do dia (ela passou o dia comigo, foi uma experiência e tanto!!!), só tirei fotos antes de aplicar o bordado inglês e depois do aplique pronto. Em todo caso, ficam aqui as fotos para você conferir e se inspirar. Aproveitei também para aplicar o bordado inglês na manga do vestidinho, alongando-a. O vestido ficou bem mais bonitinho, e com o comprimento perfeito para a ir à Santa Missa!
 
Confira!
 
Te-vestido-antes
 
Te-vestido-depois1
 
Te-vestido-manga
 
Te-vestido-barra
 
E agora, a foto da minha princesinha com o vestido!… Ah, o rostinho está cortado à pedido do papai rs… Essa foto foi feita depois da Missa de ontem!
 
Vestido pronto
Meigo, não??Smiley de boca aberta
 
Salve Maria Santíssima!
 
———-
* Chulear significa dar pontinhos na borda de um tecido para que ele não desfie. Geralmente, usa-se uma máquina de overloque para fazer esse trabalho, mas você pode fazer isso à mão com ponto tipo caseado, ou com uma máquina doméstica com ponto tipo ziguezague (caso ela não tenha algum ponto parecido com o de overloque).

 

Sem comentários: